A influência das cores nos ambientes e no nosso corpo. Como fazer para que elas trabalhem a nosso fa
- Patricia Franco
- 26 de jun. de 2017
- 6 min de leitura
As cores e formas que enxergamos influenciam nosso sentimento em relação a um ambiente pois nos transmitem mensagens emocionais.

A visão é o sentido que nós mais utilizamos. 70% das nossas percepções são absorvidas pela visão. O olho humano busca automaticamente a luz, o movimento, as linhas diagonais e os pontos mais distantes quando entramos em um espaço. As coisas que vemos determinam em grande parte os nossos sentimentos.
Cromoterapia vem do grego Kroma- cor e pathos- sofrimento. É oferecer ao corpo enfermo uma dose extra de qualquer uma das cores que esteja faltando.
As cores têm diferentes comprimentos de ondas. Seu corpo seleciona da luz solar qualquer cor que seja necessária para o equilíbrio, as vibrações são absorvidas por você.
As cores certas para diminuir a tristeza e desânimo
O vermelho, o verde e o amarelo tem o poder de alegrar.
Na natureza as cores sempre transmitem uma mensagem coerente. Por exemplo:

O sol é visto como amarelo e transmite uma mensagem de brilho e esplendor. A luz solar produz em nós um hormônio que gera uma sensação boa, levando-nos a identificar o amarelo ao otimismo.

O vermelho é a cor mais comum entre as flores, e estimula a atividade e o entusiasmo nos pássaros que precisam polinizá-las. O vermelho tem o maior comprimento de onda de todo o espectro cromático, ele praticamente se lanças na nossa direção e se coloca a frente de todas as outras cores que percebemos. Assim não diferente dos pássaros, o vermelho nos ajuda com a estimulação, o entusiasmo e para a ação.

O verde é um sinal de crescimento e renovação. Não é à toa que a clorofila, pigmento que da cor a maioria das plantas, é verde. A clorofila contém uma enzima que serve como poderoso catalisador do crescimento e do desenvolvimento.

Você pode revestir a parede de trás da pia do banheiro com as cores vermelha, amarela ou verde. Assim começara o dia banhado em otimismo e energia.
Comprar flores amarelas e vermelhas e colocá-las em um vaso vermelho também ajuda muito a estimular atividades e alegrar ambientes.
Cores para diminuir o Stress

O azul médio e a cor da água são ótimas
composições para trazer mais equilíbrio e introspecção. Podemos utilizar na parede de nosso quarto um tom azul céu ou adquirir um quadro com paisagens marinhas e até mesmo um aquário. Lembre-se o quanto é relaxante sentar na praia e ver o mar e horizonte. É essa a ideia, trazer para dentro do nosso ambiente essa calmaria.
Outra opção é colocar uma manta azul sobre seu sofá ou um edredom na sua cama.
Mas muita calma, se você já tem uma tendência ao desânimo, cuidado no abuso do azul claro.
A cor rosa clara, salmão ou coral médio também ajudam e muito na diminuição do estado de euforia. Estudos revelaram que essas cores tem o poder de diminuir o comportamento agressivo e suscitar um estado de relaxamento.

Dica: se na sua casa sempre sai uma discussão na mesa do jantar, tente colocar objetos como pratos, jogos americanos ou guardanapos cor de rosa. Ou melhor ainda, um lindo buquê de rosas claras no centro da mesa. Vale a tentativa.
Atenção: se você estiver tenso, evite a combinação de vermelho e verde. Lembre-se das cantinas italianas, aquela gritaria e movimento que adoramos não combina quando queremos relaxar não é mesmo?!
Ah, agora uma surpresa, sabe outra cor que deve ser evitada pelos estressados? O branco. Isso mesmo, o branco reflete todas as cores e pode gerar uma sensação de intensidade que acaba gerando mais stress. Enquanto as outras cores geram uma sensação especifica, um ambiente predominantemente branco te força a reagir sem uma direção especifica, não deixando sua mente parar de trabalhar, o que é péssimo para quem quer relaxar. Até as luzes com incidência muito branca nos deixam mais tensos não é mesmo, lembra luz de padaria?!

Cores e suas propriedade
Vermelho
Entusiasmos, desperta o intelecto, excitante e energético.
Deve-se usar vermelho em ambientes que envolvam atividades e excitações, como uma sala de jogos ou uma sala de exercícios, e evitar em quartos de dormir pois pode trazer insônia.
Uma cor quente e revigorante, excelente para tratamentos das doenças sanguíneas. Pessoas com anemia precisam da cor vermelha, assim como aquelas que tenham infecções no fígado.
Laranja
Fusão, cooperação, aspiração, sociabilidade
Um pouco mais reservada que o vermelho, é uma cor amigável, bem-humorada e mentalmente estimulante. Ótima para ambientes em que pessoas se reúnem e batem papo, ou em salas de estudo.
Boa para tratamento do sistema respiratório, para aqueles que sofrem de asma e bronquite. Bom tônico e laxativo.
Amarelo
Positividade, otimismo, alegria.
O amarelo é a cor do sol e lança sobre nós usa energia de vida. Essa cor pode avivar o ambiente mais sombrio. Na China antiga considerava o amarelo a cor do riso.
Mentalmente estimulante a cor amarela em excesso em um ambiente pode causar dor de cabeça. Mas moderada, é ótima para ser usada em ambientes destinados a atividades criativas e entretenimento.
Boa para os intestinos. É um sedativo suave, ajuda a eliminar os medos de todos os tipos e oferece uma exaltação mental. Indicada para indigestões e azias, constipações e hemorroidas. Também usada para problemas menstruais.
Verde
Paz, tranquilidade, Mudança e aprendizado.
Cor da natureza e transmite paz, tranquilidade e harmonia. Acalma e revigorar a alma, eliminando a tensão e a ansiedade. Indicada para quartos de repouso ou para dormir.
Grande curadora. É neutra para as outras cores e pode ser um tônico geral e revitalizador.
Quando estiver em dúvida use o verde. Excelente para o problema do coração, dores de cabeça neurálgicas, ulceras, resfriados e furúnculos.
Azul
Relaxamento, Segurança, Constância
Cor calmante, introspectiva e responsável. Ótimo para aposentos onde se quer meditar ou relaxar.
Uma combinação de tons de azul pode ser a escolha certa para seu banheiro ou lavabo, isso porque o azul está relacionado ao elemento agua.
O azul faz vir à tona as emoções, por isso cuidado com o azul em excesso em algum ambiente delonga permanência.
Agente antisséptico e refrescante. Usado para todas as inflamações, incluindo aquelas dos órgãos internos. Boa para cortes e queimaduras, assim como para reumatismo.
Índigo

Espiritualidade e Intuição
Um Leve narcótico. Removerá os medos da mente e renovará a confiança daqueles que tem medo do escuro.
Boa para desordem emocionais.
Branco
Atividade mental, concentração, pureza, paz.
Representa pureza, inocência, limpeza e clareza. O branco atrai energia o que é altamente recomendado pois está associado com a luz. Ambientes excessivamente branco devem estar sempre limpos e podem emitir uma mensagem monótona. É sempre indicado quebrar com alguma cor mais viva, usando objetos tais como tapetes, quadros e almofadas.
Dourado
Dignidade, dinheiro, sucesso, abundância, iluminação, proteção.
Otimista e positivo é uma cor que atrai sorte e prosperidade. Representa honra e sucesso.
Exagerado indica soberba, ganancia e ostentação. Por tanto cuidado, se você não é nenhum Xeique árabe ou não pertence a alguma nobreza, o excesso de dourado pode tornar seu ambiente extremamente cafona.

Preto
Intensidade, formalidade, sofisticação, Mistério e sedução.
O preto muitas vezes é considerado sombrio, mas, na verdade, pode nos ajudar a resolver problemas de forma dinâmica e determinada. O preto também está relacionado com o dinheiro. Pessoas autoconfiante geralmente gostam de utilizar o preto em sua casa ou ambiente de trabalho. A combinação do preto com o branco é marcante e mais indicada para empresas do que em locais de descanso. Use-o de forma comedida para que cause impacto positivo.
Violeta
Espiritualidade, idealismo, criatividade e misticismo.
Cor repousante que evoca sensação de encantamento, do desconhecido e suas possibilidades.
A cor violeta pode ser inspiradora e encher a mente de sonhos de como as coisas poderiam ser. Indicada para salas de relaxamento, concentração, leitura e meditação.
Não é aconselhável para salas de entretenimento.
Boa para desordens mentais, sistema nervoso, calvície e para enfermidades femininas.
Quando duas cores se misturam, seu poder se dilui, mas mesmo assim elas continuam a manter sua mensagem. As cores intensas e plenamente saturadas afetam mais no corpo. As cores médias nos afetam mais nas emoções e as mais claras no intelectual ou espiritual. Assim quando precisamos de lucidez para absorver informações, o amarelo claro é melhor que o amarelo médio ou escuro.
Aproveite a intensidade, a pureza e a jovialidade de cada cor para fazer com que cada ambiente seja perfeito para a finalidade a que se destina. Ilumine de forma criativa cada cômodo, misture luzes fortes e suaves, e repare no efeito que isso tem sobre você.

Boa Sorte e depois conta para gente se essas dicas te ajudaram.
Textos e Fontes
Wydra, Nancilee. 101 Soluções do Feng Shui para mudar sua vida.
Webster, Richard. 101 dicas de Feng Shui para seu lar.
Buckland, Raymond. O livro completo de bruxaria de Buckland.
Comments